Tal
como em anos anteriores e levando em conta a intenção de promover a leitura nas
escolas, o Plano Nacional de Leitura (PNL)
– em articulação com a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e com a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE) –
promove, no ano letivo de 2015/2016, a 10.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL).
Decorreu no dia 15 de janeiro de 2016, pelas 12.45, no
anfiteatro da Escola Básica e Secundária Padre António Morais da Fonseca e na
Escola Básica Integrada da Torreira, a primeira fase desta 10.ª edição do
Concurso Nacional de Leitura. Destinada a alunos do 3.º Ciclo do
Ensino Básico e do Ensino Secundário, esta atividade é uma organização conjunta
da Seção de Português (3.º Ciclo e Secundário) e das Bibliotecas Escolares das
referidas escolas. Inscreveram-se mais de cinco dezenas alunos das turmas do
3.º Ciclo e do Ensino Secundário.
Os
alunos do 3.º Ciclo prestaram provas sobre a leitura que fizeram da obra “Três
Histórias do Futuro” (de Luísa Ducla Soares). Já os alunos do Ensino Secundário
responderam a questões sobre os seguintes contos: “Singularidades de uma
Rapariga Loira (de Eça de Queirós) e “Esplanada sobre o Mar” (de Vergílio
Ferreira).
Os
melhores de cada nível de ensino e de cada escola, até ao limite de três, foram
apurados para representar a escola e o agrupamento na fase distrital a realizar
oportunamente. Os selecionados são os que seguem:
3.º Ciclo
Escola Básica e Secundária Padre António Morais da Fonseca
Inês Oliveira Brandão, 9.º C
Maria de Fátima N. P. Ramos, 8.º A
Juliana Almeida Cirne, 8.º D
Escola Básica Integrada da Torreira
Diana Isabel Ribau Oliveira, 8.º B
Márcio Manuel da Cunha Oliveira, 8.º B
Catarina Mendes da Silva, 7.º A
Ensino Secundário
Renato Marques Amaro, 12.º A
Ana Rita Silva, 12.º A
Filipa Daniela Tavares da Silva, 10.º B
Aos vencedores, desta fase de apuramento, será entregue um diploma e um prémio a definir. Os organizadores agradecem a participação e endereçam os parabéns aos apurados e a todos os participantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Editar comentário: