Tal como em anos anteriores e levando em conta a intenção de promover a leitura nas escolas, o Plano Nacional de Leitura (PNL) – em articulação com a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e com a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE) – promove, no ano letivo de 2016/2017, a 11.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL).
Decorreu no dia 19 de janeiro de 2017, pelas 12.45, no anfiteatro da Escola Básica e Secundária Padre António Morais da Fonseca e na Escola Básica Integrada da Torreira, a primeira fase desta edição do Concurso Nacional de Leitura. Destinada a alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, esta atividade é uma organização conjunta da respetiva Seção de Português do Departamento de Línguas e das Bibliotecas Escolares das referidas escolas. Inscreveram-se mais de cinco dezenas alunos das turmas do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário.
Os alunos do 3.º Ciclo prestaram provas sobre a leitura que fizeram da obra “História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar” (de Luís Sepúlveda). Já os alunos do Ensino Secundário responderam a questões sobre a coletânea de contos “Os da Minha Rua” (de Ondjaki).
Os melhores de cada nível de ensino e de cada escola, até ao limite de três, foram apurados para representar a escola e o agrupamento na fase distrital a realizar oportunamente. Os selecionados são os que seguem:
Ensino Secundário:
Catarina Vilar Nunes da Silva, 11.º A
Filipa Daniela Tavares da Silva, 11.º A
Inês Oliveira Brandão, 10.º B
3.º Ciclo
Escola Básica e Secundária Padre António Morais da Fonseca:
Xavier Rendeiro Silva Cunha, 7.º C
Ana Miguel Fragoso Barros, 7.º B
Tiago Rafael Amador Mortágua, 7.º D
Escola Básica da Torreira:
Luís Gabriel Nunes Valente, 7.º A
Mariana Aresta de Bastos, 7.º A
Simão Pedro Fonseca Santos, 7.º B
Aos vencedores, desta fase de apuramento, será entregue um diploma e um prémio a definir.
Os organizadores agradecem a qualidade da participação e endereçam os parabéns aos apurados e a todos os participantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Editar comentário: