terça-feira, 26 de janeiro de 2016

1ª Fase do Concurso Nacional de Leitura - 2016

Tal como em anos anteriores e levando em conta a intenção de promover a leitura nas escolas, o Plano Nacional de Leitura (PNL) – em articulação com a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e com a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE) – promove, no ano letivo de 2015/2016, a 10.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL).
            Decorreu no dia 15 de janeiro de 2016, pelas 12.45, no anfiteatro da Escola Básica e Secundária Padre António Morais da Fonseca e na Escola Básica Integrada da Torreira, a primeira fase desta 10.ª edição do Concurso Nacional de Leitura. Destinada a alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, esta atividade é uma organização conjunta da Seção de Português (3.º Ciclo e Secundário) e das Bibliotecas Escolares das referidas escolas. Inscreveram-se mais de cinco dezenas alunos das turmas do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário.
            Os alunos do 3.º Ciclo prestaram provas sobre a leitura que fizeram da obra “Três Histórias do Futuro” (de Luísa Ducla Soares). Já os alunos do Ensino Secundário responderam a questões sobre os seguintes contos: “Singularidades de uma Rapariga Loira (de Eça de Queirós) e “Esplanada sobre o Mar” (de Vergílio Ferreira).

            Os melhores de cada nível de ensino e de cada escola, até ao limite de três, foram apurados para representar a escola e o agrupamento na fase distrital a realizar oportunamente. Os selecionados são os que seguem:

3.º Ciclo

Escola Básica e Secundária Padre António Morais da Fonseca


Inês Oliveira Brandão, 9.º C
Maria de Fátima N. P. Ramos, 8.º A
Juliana Almeida Cirne, 8.º D

Escola Básica Integrada da Torreira

Diana Isabel Ribau Oliveira, 8.º B
Márcio Manuel da Cunha Oliveira, 8.º B
Catarina Mendes da Silva, 7.º A

Ensino Secundário


Renato Marques Amaro, 12.º A
Ana Rita Silva, 12.º A
Filipa Daniela Tavares da Silva, 10.º B


Aos vencedores, desta fase de apuramento, será entregue um diploma e um prémio a definir. Os organizadores agradecem a participação e endereçam os parabéns aos apurados e a todos os participantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Editar comentário:

 
^