segunda-feira, 26 de junho de 2023

«Miúdos a Votos! Livros +Fixes» - Festa Final 2023

 

No dia 22 de maio, alunos do 1.º e do 2.º CEB da Escola Básica da Torreira estiveram presentes na Fundação Calouste Gulbenkian para participarem na Festa Final do projeto de leitura e cidadania “Miúdos a Votos! Livros +Fixes 2023”.

O dia começou com um encontro com o escritor David Machado, autor de vários livros, entre os quais “O Tubarão na Banheira”. Entre poemas bem-humorados e perguntas que os mais novos traziam na manga, partilhou-se um momento fabuloso Da imaginação aos Livros.

A hora de almoço, no anfiteatro ao ar livre, permitiu a participação no Jogo de Tabuleiro Gigante sobre a reciclagem (Sociedade Ponto Verde).

O magnífico jardim da Fundação acolheu a manifestação de leitores extraordinários, bem animada e disputada a recordar as campanhas eleitorais das várias escolas.

No período da tarde, no Auditório 3, enquanto a 1.ª parte da Festa Final era transmitida, os alunos e professores do nosso Agrupamento tiveram o privilégio de assistir ao vivo ao “ilustrar sem rede é para meninos”, levado a cabo pelo ilustrador Paulo Galindro, do qual resultou uma magnífica ilustração. Ainda contaram com a presença de dois personagens d’ O Bando das Cavernas.

Na 2.ª parte desta Grande Final, no auditório 2, sala principal desta festa, os nossos alunos estiveram em palco para apresentar a campanha eleitoral selecionada pela Equipa “Miúdos a Votos”, realizada pela turma do 6.º BT, sob orientação da Professora Maria João Viana. Esta campanha eleitoral, levada a cabo entre o final do mês de fevereiro e o início do mês de março, levou a leitura e os livros candidatos até à cantina da Escola Básica da Torreira através de toalhas de tabuleiro. Esse momento foi recreado em palco ao som da concertina, com a participação de 18 alunos do 1.º CEB das turmas A3 e B4, cujos livros candidatos foram vencedores na nossa escola após as campanhas eleitorais realizadas sob a orientação das respetivas professoras titulares: Professora Margarida Gonçalves e Professora Sandra Rodrigues. Parabéns pelo trabalho desenvolvido!

Ao longo desta Festa Final foram apresentados os livros vencedores a nível nacional, ou seja, os eleitos livros +Fixes. No 1.º e no 2.º CEB, o livro vencedor foi Gravity Falls – Diario 3, tendo o livro “Trincas, o monstro dos livros”, o grande vencedor na nossa escola, ficado em terceiro lugar no gráfico de resultados do 1.º CEB apresentado. Relativamente ao 3.º CEB e Ensino Secundário venceu o livro Diário de Anne Frank.

A Equipa das BE agradece reconhecidamente o empenho e o trabalho desenvolvidos por todos os que estiveram em campanha pelos livros no Agrupamento de Escolas da Murtosa: 198 alunos acompanhados por cerca de 15 docentes de vários ciclos de ensino. Este agradecimento estende-se também ao Município da Murtosa por toda a colaboração prestada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Editar comentário:

 
^