Pelo Pelo décimo segundo ano consecutivo, no dia 31 de maio de 2024, pelas 21.00 no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Rede de Bibliotecas da Murtosa entregou os prémios do Concurso Literário Escolar da Murtosa.
Este ano, como não podia deixar de ser, o tema foi a liberdade: “Histórias de Liberdade”. Porque ler e escrever também são essenciais para a nossa liberdade individual de ser e de pensar!
Na cerimónia foram, então, entregues os diplomas aos três alunos premiados em cada escalão e modalidade e aos que receberam menções honrosas. Os resultados já tinham sido atempadamente divulgados.
A sessão teve a apresentação dos alunos Maria Marquez e Matias Almeida e, para além dos alunos premiados, acompanhantes, professores e outros elementos da comunidade, o evento contou com presença do Vice-Presidente e Vereador da Cultura, Januário Cunha, da Vereadora Fátima Arêde, do Diretor do Agrupamento de Escolas da Murtosa, Manuel Arcêncio Silva e dos elementos do júri que teve a espinhosa tarefa de escolher os trabalhos.
Ao longo da cerimónia ocorreram vários momentos musicais e de leitura dramatizada. A abrir esta sessão tivemos um momento musical. A Matilde Bessa, com o seu violoncelo, tocou “Melodie”, de Anton Rubinstein.
Os alunos da turma A do 3.º Ano da Escola Básica da Torreira, orientados pela professora Vera
Tavares, realizaram a leitura dramatizada da história “O Coelhinho Branco”, de António Torrado.
Mais adiante, outro momento de leitura dramatizada. Os alunos do 4.º Ano da Escola Básica da Torreira, orientados pela professora Margarida Gonçalves, vão apresentar a história “O Tesouro”, de Manuel António Pina.
Já perto do fim, foi apresentado, em vídeo, um trabalho coletivo de solidariedade e criatividade. Porque a liberdade também é cidadania. Os alunos do 5.º B da Escola Básica e Secundária Padre António Morais da Fonseca participaram no projeto solidário “Histórias d’Ajudaris”. A Ajudaris é uma instituição solidária que apoio jovens estudantes desfavorecidos. O tema
proposto foi “O Planeta” e aqui fica a canção criada por eles, com o apoio dos professores Manuela Teixeira, Carlos Coura e Pedro Leite.
A encerrar, tivemos mais um momento musical. O Tiago Silva e o professor Carlos Couras tocaram, em órgão e viola, várias músicas de intervenção.
Os professores bibliotecários, mais uma vez, agradecem a todos os que colaboraram e apoiaram as Bibliotecas da Murtosa ao longo deste ano letivo, nesta e noutras atividades promotoras do livro, da leitura e da escrita e da formação cultural das crianças e jovens desta comunidade.
Boas Leituras! Viva a Liberdade! E Boas Férias!!!…
Ir para a galeria de imagens na pagina do agrupamento - Ir para a galeria de imagens na pagina do agrupamento
Sem comentários:
Enviar um comentário
Editar comentário: