quarta-feira, 21 de abril de 2010

Novidades Bepamf e respectivas sinopses


A Alma não é pequena: 100 Poemas Portugueses Para sms

Sinopse

É o primeiro livro de poesia para telemóveis. É vulgar o envio de trechos de poesia por telemóvel mas o que nunca tinha acontecido era propor-se um conjunto de pequenos poemas, e dentro destes seleccionar-se trechos com menos de 160 caracteres, dos mais relevantes poetas portugueses, para enriquecer as mensagens SMS.

Percorrer a poesia portuguesa dos últimos dois séculos é a proposta desta inovadora antologia. Aqui vai encontrar uma panorâmica correcta desta nobre arte, escolhida e assinalada para caber em mensagens SMS. De Almeida Garrett a Camilo Pessanha, Fernando Pessoa a Maria do Rosário Pedreira, 100 poetas portugueses propõem-lhe as mais magníficas mensagens retiradas do esplendor das suas obras. Transforme o seu telemóvel no veículo destas palavras, encha os seus contactos de poesia.
Os 100 Poetas:
Almeida Garrett, Alexandre Herculano, Camilo Castelo Branco, Soares dos Passos, João de Deus, Antero de Quental, Gomes Leal, Guerra Junqueiro, Cesário Verde, António Nobre, Camilo Pessanha, Ângelo de Lima, Augusto Gil, Teixeira de Pascoaes, António Corrêa d'Oliveira, Ricardo Reis, Fernando Pessoa, Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Mário de Sá-Carneiro, José de Almada Negreiros, Américo Durão, Florbela Espanca, António Botto, Edmundo Bettencourt, José Gomes Ferreira, Vitorino Nemésio, José Régio, Saúl Dias, Pedro Homem de Mello, António Gedeão, Adolfo Casais Monteiro, Ruy Cinatti, Sophia de Mello Breyner Andresen, Jorge de Sena, Sidónio Muralha, Raul de Carvalho, Carlos de Oliveira, Egito Gonçalves, Natália Correia, Alexandre Pinheiro Torres, António Ramos Rosa, Eugénio de Andrade, Alexandre O'Neill, Daniel Filipe, Victor Matos e Sá, António Maria Lisboa, Fernando Guimarães, Fernando Echevarría, Isabel Meyrelles, Albano Martins, Eugénio Lisboa, E. M. de Melo e Castro, Cristóvam Pavia, António Osório, Ruy Belo, Pedro Tamen, Manuel Alegre, Alberto Pimenta, Fernando Assis Pacheco, Maria Teresa Horta, Armando Silva Carvalho, Fiama Hasse Pais Brandão, Luiza Neto Jorge, Sebastião Alba, Gastão Cruz, Inês Lourenço, Vasco Graça Moura, Manuel António Pina, José Alberto de Oliveira, Al Berto, José Agostinho Baptista, Eduardo Pitta, Nuno Júdice, Luís Filipe Castro Mendes, Rosa Alice Branco, Carlos Poças Falcão, Carlos Saraiva Pinto, Ana Luísa Amaral, Luís Miguel Nava, Jorge de Sousa Braga, Luís Adriano Carlos, Maria do Rosário Pedreira, Adília Lopes, Daniel Maia-Pinto Rodrigues, Fernando Pinto do Amaral, Francisco Duarte Mangas, Francisco José Viegas, José Tolentino Mendonça, João Luís Barreto Guimarães, Jorge Melícias, Daniel Faria, Beatriz Reina, valter hugo mãe, José Mário Silva, Pedro Mexia, Joaquim Cardoso Dias, José Luís Peixoto, Jorge Reis-Sá e Pedro Sena-Lino.

O Tesouro de Selma Lagerlof

Sinopse

Numa pequena cidade costeira, os habitantes perguntam-se o que se passa com a natureza: é quase Verão e o mar continua gelado. Três soldados, nobres escoceses, aguardam que o barco desencalhe para partirem com o seu misterioso baú. Um deles, um homem elegante e bem vestido, reconhece a jovem Elsalill, que trabalha na estalegem após ter escapado aos assassinos que mataram toda a sua família. Elsalill não se lembra deste homem e dentro dela nascem emoções fortes que colocam a sua vida em risco.

O Olho do Lobo de Daniel Pennac, Jacques Ferrandez

Sinopse

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 5º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma e/ou a leitura com apoio do professor ou dos pais.

A rede de uma jaula no Jardim Zoológico: de um lado, um lobo zarolho; do outro, um rapaz de olhar cerrado. Pelo olho do lobo, desfilam o Grande Norte, a aventura, a fuga perante os homens. Pelos olhos do rapaz, perpassam a África, o capim em chamas, o dromedário, o leopardo…

World Press Cartoon - Sintra 2009

Sinopse

A festa continua e há uma vez mais muitos cartoons contra a monotonia no World Press Cartoon Sintra 2009.
O World Press Cartoon é mais um evento que Sintra acolhe e que apenas em duas edições conseguiu a atenção internacional, sendo destacado como um dos momentos mais importantes da imprensa.
No meio de uma riqueza crítica poderá relembrar os grandes momentos do ano nas diferentes áreas de poder mediático: saúde, sociedade, personalidades, liberdade e o mais famoso dos últimos tempos: a crise financeira.
Não é apenas um livro da arte de bem desenhar, mas acima de tudo um instrumento de opinião e sátira social.

Quem é Quem - Portugueses Célebres

Reis, poetas, músicos, futebolistas, artistas, mulheres pioneiras, homens de palavras e acção. Em busca da vida e obra de cerca de 4 mil personalidades, esta obra convida-o a redescobrir algumas das figuras que marcam a nossa história. De A a Z, um rol de nomes e rostos que contam diferentes tempos e personalidades. Propondo um percurso que passa por figuras que vai reconhecer, este «Quem é Quem» traça breves biografias informativas sobre pessoas e nomes de que ouviu já certamente falar. Da intempestiva personalidade de D. Afonso I à determinação de Álvaro Cunhal, da alma poética de José Afonso ao experimentalismo de Al Berto, da graça de Beatriz Costa à irreverência de Paula Rego, saiba mais sobre as figuras que marcam o nosso imaginário e memórias colectivas. Obra editada sob a coordenação de Leonel Vieira.

História de Portugal

«...uma obra de afectos, porque é uma colecção construída em equipa, com exigência científica mas em linguagem acessível, e em que a emoção da aventura e das suas imagens está presente...»
Expresso

Clara, atraente, informativa. A primeira grande História de Portugal com ilustrações 3D. Concebida especialmente para jovens e estudantes, esta é uma daquelas obras que revoluciona a forma de contar e aprender História, que transporta o leitor até outras paragens, ao grande palco da acção e dos acontecimentos que marcaram o nosso passado. Maria Cândida Proença, historiadora especialista em Didáctica de História, concebeu com o Círculo de Leitores um projecto editorial único. Em sete volumes ilustrados percorrem-se doze intensos séculos de batalhas, descobertas, feitos, crises, quedas e ascensões, reis e governantes, líderes políticos e novas ideologias.

Ilustrações 3D

Concebida por uma equipa especial de designers, e com recurso e técnicas digitais, o leitor pode sentir-se entre as gentes de uma feira medieval, numa cidade renascentista, no meio de uma batalha, bem no centro da acção. Fabulosos ambientes visuais 3D.

1 comentário:

  1. Amigos poetas blogueiros, parabéns por utilizarem a internet como forma de dividir com o mundo o seu pensar, o seu compreender, desempenhando a missão do poeta que é se afirmar como ser humano, sobretudo perante si mesmo, captar os arquétipos coletivos de sua época e princípios universais, permitindo após compreender-se ou não compreender-se, que pela sua obra os da sua época tenham referência alternativa para fazer a leitura do mundo e as gerações posteriores entenderem a própria história da humanidade. Tudo temperado pelo sonho, pela sensibilidade e pela utopia. PASSOU A ÉPOCA DE ESCREVERMOS E GUARDAR NA GAVETA NOSSAS CRIAÇÕES DEPOIS DOS MAIS PRÓXIMOS FINGIREM TER LIDO PARA NOS AGRADAR. Através do meu blog quero aprensentar-lhes a video-poesia, que usa várias linguagens de uma só feita, a serviço do texto. Se gostar divulgue e compartilhe com os seus contatos. Acessar em:

    www.valdecyalves.blogspot.com

    ResponderEliminar

Editar comentário:

 
^