quinta-feira, 11 de abril de 2024

Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?”

 O projeto “Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes? 2024” veio animar a leitura e muitos dos que gostam de ler. É uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares e da VISÃO em prol da leitura e da cidadania, através da qual, os alunos elegem os livros que mais gostaram de ler, num projeto que lhes permite vivenciar e compreender para que serve e como se organiza um processo eleitoral.

Este ano letivo, foram diversos os professores e os alunos que nos vários ciclos de ensino, desde o 1.º CEB ao Ensino Secundário, se deixaram envolver e abraçaram a campanha eleitoral pelos livros “mais fixes”. Por isso, em todos os estabelecimentos de ensino o projeto foi dinamizado, tendo as respetivas campanhas decorrido até ao dia 6 de março, e os alunos foram a votos nos dias 8 e 11 do referido mês.

No Centro Escolar do Monte, a professora Ana Lopes e a sua turma do 3.º ano trabalharam ativamente, com empenho, interesse e entusiasmo na promoção dos livros: “O Tesouro”; “A Girafa que Comia Estrelas”; “O Tubarão na Banheira”; “O Elefante Cor-de Rosa”.

No Centro Escolar de S. Silvestre, foi o professor Rui Lopes que abraçou esta iniciativa, juntamente com os seus alunos do 3.º ano que promoveram e divulgaram os livros: “O Principezinho; “Os Lápis Mágicos de Malala”; “A Girafa que Comia Estrelas”.

No CES, foi a vez dos professores Paula Borregana, Germano Ferreira, Glória Lopes, Inês Silva, Catarina Costa e dos respetivos alunos do 4.º, 3.º e 2.º anos respetivamente se deixarem conquistar por esta iniciativa promotora da leitura e da cidadania.

Na Escola Básica da Torreira, este projeto foi dinamizado por turmas e alunos do 1.º CEB, 2.º CEB e 3.º CEB.

Relativamente ao 1.º CEB, os professores Margarida Gonçalves, Vera Tavares, Luís Oliveira e Carina Vidinha juntamente com os seus alunos promoveram 10 livros, numa campanha muito animada, enérgica e cheia de leitura e bom humor. A Biblioteca Escolar encheu-se para acolher as batalhas entre os diversos grupos que divulgavam os livros selecionados e distribuíam materiais de campanha para incentivarem o voto.

No 2.º CEB, foi a turma do 6.º ano que tomou as rédeas do processo eleitoral e organizou a campanha. Sob o lema "E se fosse contigo?" - Paz - Liberdade - Não são dados adquiridos. Lê, informa-te, Vota Diário de Anne Frank", os alunos defenderam esta obra e utilizaram imagens do Diário Gráfico para complementar a sua ação, decorando um dado.

Outro grupo anunciou "As avós são uma caixinha de surpresas!" para apelar ao voto na obra de David Walliams "Avozinha Gângster", relembrando a importância dos avós na vida dos mais jovens.

Factos paranormais e misteriosos apareceram com o livro "Gravity Falls - Diário 3", desafiando ao voto nesta obra.

Ao longo da campanha afixaram-se cartazes, expuseram-se outros materiais e ofereceram-se marcadores de livros.

Alunos da turma B do 9.º ano de escolaridade dinamizaram a campanha eleitoral pelos livros “Culpa Minha” de Mercedes Ron e “Homicídio Perfeito: Um Guia Completo para Boas Raparigas” de Holly Jackson porta a porta, deixando em cada sala onde marcaram presença junto dos eleitores, materiais de campanha apelando ao voto.

Na Escola Padre António Morais da Fonseca, alunos do 3.º CEB e do Ensino Secundário abraçaram esta iniciativa, promovendo os livros preferidos.

“Amor e Gelato” de Jenna Evans Welch foi a obra eleita pelo grupo de alunas do 3.º CEB que de forma dinâmica e proativa realizaram a campanha eleitoral na Escola Sede do Agrupamento.

Já no Ensino Secundário, a escolha recaiu sobre o livro “Homicídio Perfeito: Um Guia Completo para Boas Raparigas” de Holly Jackson, à volta do qual os alunos delinearam a campanha de promoção da obra junto de todas as turmas deste nível de ensino.

As bibliotecas agradecem todo o trabalho desenvolvido em prol da leitura, do livro e de uma cidadania ativa.

Ficam as imagens.























































































Sem comentários:

Enviar um comentário

Editar comentário:

 
^